
As esponjas que usamos no dia a dia na pia da cozinha e que aparentemente estão limpando, contem milhares de bactérias por centímetro quadrado. Isso é inevitável.
Mas com alguns cuidados podemos minimizar e acabar com a infestação de germes e contaminação de bolor e mofo. Alguns métodos para isso:
1. Diariamente: ao acabar de usá-las, não deixe restos de alimentos na esponja. Lave-a com detergente, enxague em água corrente, esprema bem, torça e deixe-a apoiada em superfície vazada (tipo grelha) para acelerar a secagem (bactérias adoram a umidade). Evite usar a esponja de lavar louças para limpar superfícies onde cortou qualquer tipo de carne.
2. Para limpeza mais profunda, indicada a ser feita pelo menos uma vez por semana, você pode usar o “método do micro-ondas” (só para as que não contém partes metálicas): molhe a esponja muito bem, ela deve estar encharcada de água. Coloque-a no micro-ondas de 1 a 2 minutos. Retire a esponja e deixe-a esfriar naturalmente. Espremê-la pode causar queimaduras graves.
"Esquentar a esponja no micro-ondas durante um minuto reduz significativamente a quantidade de bactérias e populações de bolores e leveduras mais do que outros métodos. Pesquisadores também descobriram que, depois de esquentar a esponja no micro-ondas durante dois minutos, mais de 99% de todas as bactérias vivas serão mortas." - fonte USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
3. Uma outra alternativa bem prática é colocar a sua esponja na máquina lava-louça, dentro do compartimento para talheres. Complete o ciclo de lavagem e remova a esponja ao término. Esse método garante 99,9998% menos bactérias.
Dicas:
- tenha esponjas para diferentes funções em diferentes cores, assim você não corre o risco de se confundir
- para secar superfícies com caldo de carnes cruas prefira papel toalha ou um pano
- para acelerar a secagem da esponja você pode envolvê-la com papel toalha
- depois de usar o micro-ondas para higienizar sua esponja, o vapor e a umidade produzidos, soltam partículas de alimentos e manchas. Aproveite e limpe a parte interna do micro-ondas com papel toalha ou um pano de prato
- nunca coloque a esponja seca ou pouco úmida no micro-ondas. Algumas são feitas de material plástico e isso poderá causar um incêndio
- é aconselhável a troca regular de sua esponja. Isso irá depender da frequência de uso, mas não deve ultrapassar umas duas semanas.
Obs: Nossos organismos precisam de bactérias em nosso ambiente para permanecerem saudáveis. Em primeiro lugar, porque algumas bactérias são benéficas, e em segundo lugar, porque os nossos sistemas imunológicos precisam de exercício regular para se manterem fortes.
Não fique obcecado com essa higiene, ok!
Mas uma esponja limpa é sinônimo de saúde.
Oi Elisangela! Adorei teu cantinho!
ResponderExcluirSuper dica! Seguindo com certeza!
Feliz fim de semana!
Beijos
http://zenafashion.blogspot.com.es/
Hoje é meu aniversario ,e só tenho de agradecer a
ResponderExcluirDeus pelo privilegio de passar mais um ano de minha vida
desfrutando das maravilhas que Ele me concede .
Em primeiro lugar meu agradecimento a Deus
por tudo que ele tem feito em minha vida.
Estou feliz por mais um ano de vida que ,
Ele me deu com saúde e ao lado de pessoas maravilhosas.
Essa amizade linda , que Deus me presenteou
para mim você é benção na minha vida.
Deixei com muito carinho um mimo
para você na postagem .
Caso gostar pegue a , que mais lhe agradar.
Meu atraso foi divido minha viagem para Bienal.
Abraços e todo meu carinho, Evanir.